Saúde

5 benefícios do consumo moderado do chocolate; o 5º é o sonho de consumo de muitas mulheres

PUBLICIDADE

Um dos alimentos mais queridinhos para quem gosta de doces é o chocolate. Além disso, há também aqueles que vão muito além de um simples gosto pela iguaria e se autodeclaram chocólatras, ou seja, viciados em chocolate.

PUBLICIDADE

Com diversos sabores e texturas, o produto a base de cacau pode ser facilmente encontrado em supermercados e conveniências nos mais variados preços, desde o mais amargo, com maior concentração de cacau, até os mais adocicados, com adição de leite, amendoins e outros condimentos.

PUBLICIDADE

Sendo muito apreciado e consumido, torna-se importante também entender que o produto não se limita a uma simples sobremesa ou tira gosto. Em porções moderadas, o chocolate pode trazer ótimos benefícios à saúde.

1 – Mais cacau, mais nutritivo

Quanto maior o teor de cacau, maiores os benefícios. Com mais concentração da fruta, o chocolate se torna cada vez mais nutritivo, sendo uma fonte rica de minerais, fibra, zinco, potássio e selênio.

2 – Melhora a pressão arterial

Ao consumir o chocolate, é ingerido também os flavonoides presentes nele. Esta substância age estimulando o endotélio, revestimento das artérias, fazendo-a produzir cada vez mais óxido nítrico, melhorando o fluxo sanguíneo e ocasionando uma leve diminuição na pressão arterial, que, com o passar do tempo, pode ser benéfico a quem sofre de pressão alta.

3 – Atua na diminuição do colesterol

Um estudo constatou que o consumo moderado do chocolate não só atua na diminuição do LDL, que é o colesterol ruim, mas também atua no aumento do HDL, conhecido como colesterol bom. Tudo isso se deve ao alto teor de antioxidantes presente na iguaria.

4 – Reduz as chances de doenças cardíacas

Justamente por atuar no equilíbrio do colesterol, o chocolate amargo também pode ajudar a reduzir as chances de manifestar uma doença cardíaca. Em 2006, um estudo que contou com o apoio de 470 voluntários homens mostrou que o risco de óbito por doenças associadas ao coração pode ser reduzido em até 50%, por conta do consumo moderado de chocolate.

5 – Aliado da pele

Além de ser amigo do coração e do colesterol bom, o chocolate também se mostrou eficiente no auxílio à pele, contra os danos do sol. Isso se deve ao fato de que o produto melhora o fluxo sanguíneo e aumenta a densidade e hidratação da pele.