Médicos alertam: algumas manchas escuras que aparecem no corpo podem ser sinais de…Ver mais
A pele é o órgão maior do corpo humano e também o mais pesado, e como qualquer outro órgão, pode apresentar sinais de que algo não vai bem. Uma das formas de manifestação desses sinais são as manchas escuras na pele, que podem ter cores e tipos diferentes, e indicam problemas de saúde variados.
A Pele: O Revestimento Externo do Corpo Humano e suas Manchas escuras
Algumas manchas podem ser apenas um problema estético, enquanto outras podem ser um sinal de algo mais grave, como um câncer de pele. É importante saber identificar as características das manchas na pele e quando é necessário procurar um médico.
Uma das manchas mais comuns na pele são os nevos, também conhecidas como sinais ou pintas. Os nevos são pequenas manchas simétricas na pele, formadas por células produtoras de melanina chamadas melanócitos. Geralmente estão presentes em áreas do corpo mais expostas ao sol e podem estar presentes desde o nascimento ou adquiridas ao longo da vida. Apesar de geralmente serem benignos, é importante ficar atento, pois cerca de ⅓ dos melanomas, um tipo de câncer de pele, têm origem em nevos pré-existentes.
Outro tipo de câncer de pele é o melanoma, que é o menos frequente, mas mais agressivo. É importante ficar atento a qualquer tipo de alteração em uma pinta, como assimetria, bordas irregulares, presença de mais de uma cor, diâmetro maior que 6 milímetros e evolução, como sangramento ou sangramento. Se essas características estiverem presentes, é necessário procurar um dermatologista para avaliação.
Além dos cânceres de pele, existem outros tipos de manchas que podem surgir na pele
O melasma, por exemplo, é uma condição em que surgem manchas escuras na pele, geralmente após a gravidez, uso de anticoncepcionais ou exposição solar. Essas manchas costumam afetar regiões como colo, braços, maçãs do rosto, buço e testa. Já a melanose ou mancha senil são aquelas manchinhas marrons que aparecem no dorso das mãos e braços em antigo, indicando exposição solar ao longo da vida.
As manchas de acne também são comuns, surgindo após o processo inflamatório da acne. Inicialmente podem se manifestar como lesões avermelhadas e, com o tempo e exposição solar, podem se tornar hiperpigmentadas durante a cicatrização. As sardas, por sua vez, são mais comuns em pessoas de pele clara e geralmente se manifestam na infância e adolescência, não representando perigo, mas indicando exposição solar em excesso.
Além das manchas escuras ou amareladas, as manchas vermelhas também podem aparecer na pele. A rosácea é uma doença vascular inflamatória crônica que geralmente afeta pessoas de pele clara, especialmente mulheres acima dos 25 anos. O tratamento é feito com antibióticos e medicamentos para acne.